A Oficina Digital destina-se a ser utilizada na impressão, digitalização, recorte de vinil, estampagem e maquetização de trabalhos por alunos e professores para fins letivos, bem como na realização de trabalhos de apoio à Escola, ao IPL ou à comunidade.
A realização de trabalhos letivos por parte de alunos decorre dos conteúdos programáticos e da avaliação das disciplinas, e são efetuados sob autorização, orientação e responsabilidade dos docentes da disciplina em que o trabalho se enquadra, sendo sujeitos à supervisão do técnico superior.
O desenvolvimento de trabalhos de apoio à Escola, ao IPL ou à comunidade decorre sempre sob instruções específicas da direção da Escola ou docente responsável.
O espaço definido como Oficina Digital é constituído por uma divisão ampla que dispõe de computadores, impressoras, scanner, prensa, guilhotinas e mesas de corte
Os laboratórios de Fotografia Analógica distribuem-se por duas salas: 41 e 42. Estes espaços são apropriados para a revelação de rolos fotográficos e revelação de papel fotográfico, ambos a preto e branco. São constituídos por 33 ampliadores para ampliação a preto e branco, de entre os quais 7 são também para ampliações a cores.
O estúdio de fotografia é um espaço comum, onde poderão desenvolver trabalhos todos os alunos e docentes da ESAD.CR que pretendam fotografar em ambiente de luz artificial. Sendo este um dos espaços mais utilizados, do ponto de vista de laboratórios, por alunos de todos os cursos da escola, deverá munir-se de regras que permitam rentibilizar o máximo o equipamento existente, bem como o tempo de utilização.
A oficina de audiovisuais está disponível a professores e alunos com as seguintes finalidades:
- Requisição de equipamento audiovisual;
- Estações de trabalho equipadas com o hardware e software necessário para captura de vídeo e desenvolvimento de projectos audiovisuais;
- Apoio ao desenvolvimento de projectos audiovisuais.
As Oficinas de Gravura e Serigrafia são salas de impressão de trabalhos extremamente minuciosos, do ponto de vista oficinal onde são trabalhadas as técnicas de serigrafia, gravura, xilogravura, linóleogravura e litografia, e podem ser utilizadas por vários alunos da ESAD. CR, pelos respectivos professores, monitores e técnico superior, com as seguintes finalidades:
- Efectivar a leccionação de aulas teórico/práticas
- Proporcionar a realização de trabalhos por alunos para fins lectivos
- Realizar trabalhos de apoio à ESAD.CR, ao IPL, ou à comunidade
Na oficina de serigrafia podemos aplicar a impressão em diferentes suportes, como madeira, tecido, plástico ou em qualquer base plana.
A oficina de serigrafia dispõe de:
- Cinco mesas de impressão
- Uma máquina de sensibilização
- Um tanque de lavagem com compressor de lavagem
Na oficina de gravura as matrizes são trabalhadas manualmente e muitas destas são expostas ao ácido que transformam uma simples imagem numa imagem originalmente texturada, reconhecendo as qualidades expressivas da cor.
A oficina de gravura tem à disposição cinco prensas:
- Prensa de Xilogravura para matrizes em madeira, onde pode ser trabalhada a técnica de linóleo gravura para matrizes em linóleo.
- Prensa de Litografia para matrizes em pedra.
- Prensa de Gravura para matrizes em metal na horizontal
- Prensa de Gravura para qualquer matriz na vertical.
- Prensa de Encadernação para encadernação de livros de artista.